segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Grupo brasileiro lança marca focada em maquiagem

Heloísa Negrão/Folhapress
Marca evita produtos com nomes estrangeiros; no caso dos primers, eles ensinam a pronúncia
Marca evita produtos com nomes estrangeiros; no caso dos primers, eles ensinam a pronúncia


"Moça, você sabe me dizer qual é a minha cor?", pergunta uma adolescente à repórter enquanto segura três tubinhos de base na mão durante a inauguração da loja Quem Disse, Berenice? no shopping Metrô Tatuapé, em SP, que abriu suas portas ontem.
Ela já tinha pedido ajuda para uma das vendedoras, que indicou a bancada com 18 cores de bases para que a jovem escolhesse a sua. Essa liberdade de escolha -- que acabou deixando-a perdida -- é um dos preceitos da nova marca do grupo O Boticário (proprietário d'O Boticário e da Eudora).

Segundo o maquiador Rômulo Lorenzetti, responsável pelo treinamento, a equipe passou por um processo de aprendizado lúdico, no qual, segundo ele, é mais importante sorrir para o cliente do que saber os compostos da base.

"Eles todos aqui são maquiadores, mas ninguém pode perceber", explica. A ideia é "tirar o medo que as pessoas têm de se maquiar sozinhas". Os vendedores também não podem aplicar o produto nos clientes, que devem fazer isso sozinhos.

A marca acredita que as brasileiras têm medo usar a maquiagem como elas querem (sem regras). Ao serem quase forçadas a experimentar o produto com as próprias mãos, eles creem que as moças perderão o receio de fazer que algo que possa ser considerado errado.
Proibidos de "empurrar" produtos e ditar regras, os vendedores podem apenas dar sua opinião sobre o que fica melhor para cada cliente.

Mesmo tendo a moda como seu principal referencial, o slogam da MAC "All Ages. All Races. All Sex" (Todas as idades. Todas as raças. Todos os sexos, em tradução livre) traz também um apelo democrático, apesar de não caber em todos os bolsos.
Também conhecida por seus vendedores que dão dicas de make, a Sephora chegou ao Brasil há um mês trazendo com ela suas bancadas forradas de produtos para serem testados.


CARTELA DE MULHER
Inspirada nas marcas de fora, "Quem Disse, Berenice?" tem uma vasta oferta de cores de batom -- cem tons entre batons e gloss). Assim como as gringas, as bases não se restringem a quatro ou cinco cores. E, para desenvolvê-las, a marca fez um estudo sobre a cor da pele da mulher brasileira.

Ainda na fase de criação, 240 brasileiras de 50 ascendências diferentes foram maquiadas e fotografadas durante três dias. A partir dessas fotos, foram selecionados 38 tons iniciais, que depois se transformaram em 17 para, finalmente, se tornarem os 18 tons hoje nas lojas. A cada passo, os produtos eram testados e fotografados nas mesmas 240 mulheres.
Esse arco-íris, porém, é pouco mostrado na campanha de divulgação da marca. Mesmo com o lema "estamos aqui pra te lembrar que você pode ser tudo o que quiser!", eles parecem ter esquecido das mulheres mais velhas, das com ascendência oriental e das negras de pele mais escura em sua página do Facebook (site oficial da empresa).

Em comparação à "cartela" de mulheres na qual foram baseados os tons de base, as 17 moças que aparecem como representantes da marca no site e no vídeo concentram cerca de 30% dos 18 tons - elas estão entre as cores 3, 4, 5, 10, 12 e 16 (somente uma delas).

MAIS UMA?
Terceira marca do grupo, Quem Disse, Berenice? tem como carro chefe a linha de maquiagem. "Estamos colocando em prática nosso objetivo de cada vez mais nos consolidarmos como um dos maiores 'players' do mercado de cosméticos", explica Vanessa Machado, gerente de maquiagem e perfumaria da marca. Com preços mais acessíveis e maior quantidade de cores e produtos, a marca vem "complementar" as irmãs O Boticário e Eudora, explica a gerente.

"A Make B., de O Boticário, acompanha a tendência de moda e está focada na mulher que domina o uso da maquiagem. Intense é a maquiagem do dia a dia. A maquiagem Eudora tem as linhas Soul, para as mais descoladas, e Eudora, voltada para as poderosas." Já a Quem Disse, Berenice? atuará com "serviços ainda não trabalhados no mercado brasileiro" [produtos disponíveis na loja à vontade e autosserviço].




Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/heloisanegrao/1138740-grupo-brasileiro-lanca-marca-focada-em-maquiagem.shtml














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