terça-feira, 14 de agosto de 2012

Nordeste é maior mercado de perfumaria

A Região é uma das que mais compra perfumes no Brasil, sendo alvo de investimentos de empresas do setor


O faturamento do setor no País passou de R$ 4,9 bilhões, contabilizado em 1996, para os R$ 29,4 bilhões registrados em 2011 
FOTO: DANIEL ROMAN

Maior mercado de perfumaria do País, o Nordeste detém atualmente 42,5% de participação no faturamento do setor. Entre os nordestinos, os perfumes têm 79,7% de penetração, bem acima da média nacional, que se situa no patamar de 52,5%.

A força e o potencial do mercado nordestino não são diferentes para a Natura. Enquanto o número de consultoras da marca cresce na faixa de 15% ao ano no Brasil, no Ceará e no Nordeste a expansão segue a mesma proporção da diferença que existe em relação ao incremento do PIB do País, da Região e do Estado.

De acordo com Mariana Amazonas, gerente de marketing Norte/Nordeste da Natura, o contingente de consultoras cresce independentemente da expansão na oferta de empregos porque muitas mulheres preferem empreender, trabalhar em casa, conciliar atividades pessoais, ter mais comodidade.

No passado, quando o desemprego era alto, ela lembra que ser consultora da marca era fator de inclusão social. Longe dessa realidade, hoje a empresa possui 1,4 milhão de consultoras no País, com ganhos que podem chegar até R$ 4 mil/mês, mas a média está entre R$ 800,00 e R$ 1.200,00.

Mercado alvo

E o Nordeste está cada vez mais nos planos da empresa. Dados de julho de 2012 apontam que a região representa 33% do mercado alvo da Natura. "É a região que mais consome perfume no Brasil". "Essa participação do Nordeste em relação ao Brasil, ocorre na mesma proporção tanto em faturamento como em número de consultoras", estima.

Fatores de impacto

A ampliação do potencial desse mercado, para a gerente, se deve principalmente à ascensão social das classes D e E para a classe C e ao aumento da renda familiar na região.

Com foco no modelo de consultoria, ela garante que a marca não pretende investir noutras modalidades de venda. "Só temos uma loja na França, mas é conceitual. Ir para o varejo causaria conflito, pois prejudicaria nossas consultoras, que são a base da nossa empresa", diz. Isso não significa que a Natura não esteja aberta a inovações.

Esporadicamente a empresa monta quiosques exclusivamente para experimentação de seus produtos em shoppings. Outra novidade é que já aderiu à venda online. "Abrimos venda no Submarino, mas não é muito divulgado porque não é o foco da Natura". Ontem, a empresa fez uma ação no Ceará que reuniu 80 consultoras e apresentou os lançamentos da marca.

Crescimento vigoroso

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o setor vem apresentando um crescimento significativo no País. Para se ter uma ideia, em 16 anos (de 1996 a 2011), o crescimento anual médio do setor foi de 10%, contra uma expansão média ao ano de 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB) total e de 2,5% da indústria geral. Somente no ano passado, o setor cresceu 4,6%, em comparação a 2010.

Conforme a Abihpec, o faturamento da indústria brasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosmético passou de R$ 4,9 bilhões, contabilizado em 1996, para os R$ 29,4 bilhões registrados no ano passado.

ÂNGELA CAVALCANTEREPÓRTER
Para Diário do Nordeste

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