quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Silício orgânico, um poderoso aliado para manter a pele bonita


Conheça mais segredos deste novo aliado para manter a pele saudável.

O silício orgânico pode ser encontrado em grãos germinados. (Foto: iStock)

Fatores como a carga genética, idade, tabagismo e exposição ao sol, são alguns dos responsáveis pelo processo de envelhecimento da pele. Mas a boa notícia é que a alimentação é uma das melhores aliadas para combater, minimizar ou retardar o processo. Você pode ter uma forte arma bem guardada na sua geladeira ou armário de cozinha e nem saber.
A munição mais indicada e recomendada pelos nutricionistas é a ingestão de um elemento chamado silício orgânico. Ao ouvir falar nele pela primeira vez, logo pode vir a cabeça a tabela periódica dos elementos químicos estudada e pouco compreendida pela maioria das pessoas durante o ensino médio. A verdade que muita gente não sabe é que o silício orgânico se difere daquele silício da tabela por ser um elemento chave dos tecidos conjuntivos. É essencial para manutenção da elasticidade e flexibilidade da pele.
De acordo com Ana Fornari, nutricionista da Clínica Camomila, o nutriente auxilia na hidratação da derme, deixando a pele mais macia e bonita e também está envolvido no processo de combate a queda de cabelo causada pela seborreia. O silício orgânico também está relacionado com a manutenção da saúde óssea, permitindo uma maior absorção de cálcio. "Ele não se concentra em nenhum órgão específico do corpo, mas é encontrado principalmente nos tecidos conectivos e pele", explica a nutricionista.
Ana ressalta que o silício orgânico pode ser encontrado facilmente em grãos germinados, como por exemplo, cereais, aveia, nabo, avelã, salsa e tipos diferentes de feijão. A cerveja também é uma das maiores fontes devido a formulação, porém não há uma recomendação dos especialistas de consumo da bebida. Por isso jamais saia bebendo por aí com a desculpa de suprir o silício orgânico em falta.
Na avaliação da especialista a presença de um profissional habilitado é essencial para analisar se existe necessidade de suplementar os nutrientes. "Hoje os meios de comunicação e o marketing estão muito fortes e convincentes e muitas vezes acabam convencendo o consumidor de benefícios que não têm comprovação científica, como é o caso do silício orgânico", alerta.
Outro aspecto importante e orientado por Ana é que apesar de o silício ter um baixo nível de toxicidade quando ingerido, há indícios que apontam a formação de cálculos renais. "Recomenda-se cautela na ingestão do produto, principalmente para pessoas com histórico e complicações renais anteriores", recomenda.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário