domingo, 19 de maio de 2013

Natura passará a atuar em faixa de preço mais acessível


A economia nos custos de fabricação da marca SOU, que foca na sustentabilidade, chegará ao consumidor
As embalagens da linha SOU são feitas com material adotado no mercado para refis 
FOTO: DIVULGAÇÃO

Um produto fabricado com foco no consumo sustentável pode ter preço menor do que outro desenvolvido da forma convencional? A Natura provou que sim. A empresa lançou essa semana a marca SOU - uma linha de cuidados para a pele e os cabelos que contribui com a redução de desperdício desde a concepção da embalagem e de seu conteúdo, até a compra e utilização por parte do consumidor. Além de reduzir seus custos na fabricação, a Natura conseguiu criar produtos que vão ter um preço até 66% menor do que aqueles que comercializa hoje na Natura Todo Dia - sua linha com preços mais acessíveis, inaugurando um novo nicho de mercado.

Sem conter corante, entre outros componentes considerados descartáveis pela equipe de P&D da Natura, o hidratante corporal SOU reduziu em mais de 30% o número de ingrediente utilizados na composição, caindo de 28 itens, em média, para 17 matérias-primas. Outra economia se deu em relação ao tempo de fabricação, reduzido em 50% por adotar a tecnologia a frio. Ou seja, o produto não precisa ser aquecido durante seu processo de produção, levando menos tempo para ficar pronto e gastando menos energia para serem fabricados. Economia também é possível com o novo formato da embalagem. Produzidas a partir de rolos de filme, em material flexível usualmente adotado no mercado para refil de produtos, as embalagens da linha SOU impactam também no custo do transporte. O espaço ocupado por 28 embalagens convencionais permite abrigar mil embalagens de SOU, que demandam menor número de transporte, significando menos custo e também menos poluição e resíduos no meio ambiente. São 100 peças fabricadas por minuto e seis mil embalagens por hora.

Consumidor

Toda economia resultante do novo processo de fabricação desenvolvido pela Natura refletirá diretamente no bolso do consumidor. "Não podemos estimar quanto custariam esses produtos se fossem fabricados no modo convencional, mas um sabonete líquido SOU será vendido ao consumidor por R$ 6,70. Já o preço final do hidratante SOU será R$ 10,60, bem mais em conta do que um hidratante da linha Natura Todo Dia que custa em torno de R$ 32,00. Isso mostra que passamos a atuar numa nova faixa de preço que não tínhamos condições de oferecer antes", explica a gerente de Marketing da marca SOU da Natura, Fabiana Pellicciari.

Segundo ela, a partir de julho estarão disponíveis para venda dois tipos de sabonete líquido (frescor e cremosidade) e três modalidades de hidratantes da marca (para pele normal, seca e extrasseca). Em setembro, serão disponibilizadas ao mercado as linhas de xampus, condicionadores, cremes para pentear e máscara de tratamento. Todos nas versões para cabelos normais, secos ou ressecados e danificados, somando 11 produtos.

Novo nicho

A redução de custo e, por conseguinte, de preços da nova linha Natura, conforme Fabiana Pellicciari, tem foco num novo nicho de mercado, que não está necessariamente nas classes emergentes. "Nosso foco foi reforçar o conceito de sustentabilidade da marca criando uma linha para consumidores que valorizam a relação custo benefício. E esse tipo de consumidor está em todas as classes, seja A, B, C, D ou E", fala. De acordo com ela, a ideia de criar uma linha de produtos sustentável surgiu há cinco anos, com a pesquisa, o desenvolvimento e os testes até a produção totalizando três anos.

ÂNGELA CAVALCANTE
REPÓRTER 
DIÁRIO DO NORDESTE


Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1269115


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